Nascentes serão recuperadas no Norte de Minas
Região semiárida com precipitação pluviométrica média anual de 800 milímetros, o Norte de Minas será beneficiado por um projeto ambiental muito importante no esforço regional para produzir e armazenar água, especialmente para o consumo humano.
Trata-se do Projeto Nascentes Vivas, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), uma Organização Social sediada em Porteirinha e com destacada atuação em projetos sociais, ambientais, educativos, de segurança alimentar e construção de tecnologias alternativas.
Duas mil nascentes serão localizadas, identificadas e caracterizadas ambientalmente na Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande, visando à constituição de um Banco de Dados para publicação através de um portal na Internet e entregue ao Fundo Socioambiental e órgãos de governos nas três esferas da federação. Dessas nascentes caracterizadas, mil e quinhentas serão classificadas para cercamento e plantio com mudas nativas, inclusive frutíferas, seguindo critérios de prioridades definidas pelo projeto.
O Projeto Nascentes Vivas foi aprovado em março de 2021 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) no âmbito do Edital nº 01/2021 SNSH-MDR , aprovado e pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal e contratado em 15 de outubro de 2021 através do Acordo de Cooperação Financeira nº 206/2021.
Concebido por uma equipe técnica integrada por profissionais de diversas áreas de conhecimento, o Projeto Nascentes Vivas apresenta características singulares e muito interessantes, tais como execução compartilhada e cooperativa, mobilização social na base da estrutura fundiária regional marcada por pequenas propriedades rurais, formação de florestas, produção de água e entrega de legado ambiental singular, inédito e essencial, com a publicação de um banco de dados contendo todas as informações das duas mil nascentes caracterizadas e, após as intervenções ambientais, das mil e quinhentas recuperadas, cercadas, plantadas e monitoradas.
Desde janeiro deste ano o Instituto vem apresentando o projeto e articulando parcerias visando à realização das atividades nos municípios mineiros integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande.