Resumo
O Projeto Nascentes Vivas visa localizar, identificar e caracterizar duas mil nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande e Parque Estadual Serra Nova e Talhado, constituindo um banco de dados ambientais público e recuperar 1.500 dessas nascentes identificadas mediante o cercamento para proteção e o plantio de mudas de espécies nativas do bioma local. Serão priorizadas para recuperação as nascentes situadas em cursos d’água que possuam pontos de captação para abastecimento de comunidades e municípios, estejam em áreas degradadas ou em regiões com alta densidade de poços perfurados com fins de abastecimento público e nascentes situadas em propriedades cujos donos tenham interesse na preservação das mesmas. Ao final do projeto deverão ser plantadas 450 mil mudas de espécies nativas dos biomas cerrado e caatinga, sendo vinte por cento dessas mudas de espécies nativas frutíferas, com o objetivo de produzir alimentos para animais silvestres e proporcionar renda aos agricultores da região, inclusive com o aumento da produção de mel.
Nascente do Rio Verde Grande
Bacia do Rio Verde Grande – 27 municípios de Minas Gerais
Produtos em destaque
Dentre as metas e produtos do projeto, estão a busca por uma maior mobilização social, capacitação dos principais beneficiários, diagnóstico e recuperação das nascentes da região, revitalização com o plantio de mudas, proteção das nascentes com raio de abrangência amplo e a construção de um banco de dados de acesso público.
Banco de Dados
Banco de dados público sobre as nascentes contempladas no projeto.
Cursos de capacitação
Engajamento da comunidade da área de abrangência em ações de conservação
ambiental.
Aplicativo
Aplicativo Android para mapeamento e diagnóstico das nascentes.
Sustentabilidade
Oferecer à população a oportunidade de participar como protagonista do desenvolvimento sustentável, para que se aproprie do projeto e participe ativamente do plantio, da manutenção e do acompanhamento dos resultados.