Projeto apoiado pelo Fundo Socioambiental Caixa vai recuperar nascentes em Montes Claros

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), organização social com sede em Porteirinha, Minas Gerais, vai recuperar mais de cem nascentes no município de Montes Claros através do Projeto Nascentes Vivas, uma iniciativa aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no âmbito do Programa Águas Brasileiras. Outros municípios também serão beneficiados tendo como objetivo aumentar o volume de água em rios onde existem captações públicas ou comunitárias para abastecimento humano.

O Projeto do IDS recebeu apoio e financiamento do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal para localizar e caracterizar ambientalmente duas mil nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Grande, em território de 27 municípios do Norte de Minas. Após a realização do Diagnóstico inicial, mil e quinhentas nascentes serão escolhidas para cercamento e plantio de mudas nativas, sendo 20% dessas de mudas nativas frutíferas.

Os levantamentos de campo, iniciados em Montes Claros há menos de dois meses, estão sendo realizados por duas equipes de alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenados pelos professores Flávio Pimenta (UFMG) e Virgílio Jamir Gonçalves (Unimontes), mediante Acordo de Cooperação firmado entre o IDS e a Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor). Com base nesse Acordo de Cooperação, o diagnóstico das nascentes foi transformado em projeto de pesquisa ambiental, com pagamento de bolsas e diárias pelo Projeto.

Todas as informações das nascentes, que em breve passarão a ser coletadas por um aplicativo especialmente desenvolvido para essa finalidade, integrarão um Banco de Dados público que será liberado através de portal do projeto na Internet. Ao final, um importante legado estará à disposição de governos e organizações sociais que pretendam realizar ações de preservação e monitoramento nesses olhos d’água.

ID desta notícia: 62add14c6f888a5da6a9afaa