Projeto caracteriza e recupera nascentes no Norte de Minas

A crise mundial em torno da escassez dos recursos naturais, especialmente dos recursos hídricos, notadamente nas regiões semiáridas, tem preocupado governantes, comunidade científica e sociedade de modo geral. A busca por soluções que possam reduzir os efeitos causados pela falta desses recursos e suas consequências tornou-se um grande desafio a ser superado.

Esse desafio, de contribuir para a preservação de córregos e rios, está sendo enfrentado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), uma organização social com sede em Porteirinha e vinte anos de trabalho em pleno semiárido, com o Projeto Nascentes Vivas, que vai recuperar 1.500 nascentes na parcela mineira da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande.

Iniciado em abril de 2022 com os trabalhos de identificação e caracterização de nascentes, amparados em ações de comunicação, mobilização social e educação ambiental, o Projeto está realizando a proteção de nascentes nos municípios de Montes Claros e Porteirinha, com o cercamento e plantio de mudas de espécies nativas, parte delas melíferas e frutíferas. Quatrocentas e vinte nascentes já foram diagnosticadas nos municípios de Montes Claros, Bocaiúva, Francisco Sá, Juramento, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e São João da Ponte. Dessas, quarenta foram protegidas e mais vinte receberão cercamento nas próximas semanas.

O cercamento é feito com postes de eucalipto tratado de 2,20 metros de comprimento por 6 a 8 cm de espessura, com quatro fios de arame farpado, protegendo uma área de entorno com raio de 50 metros contra pisoteio, compactação do solo e contaminação da água. No raio de 50 metros em volta da nascente são plantadas trezentas mudas de espécies nativas da região. O Projeto Nascentes Vivas foi selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) no âmbito do Programa Águas Brasileiras e recebeu apoio financeiro do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA), da Caixa Econômica Federal. O objetivo do FSA é consolidar e ampliar a atuação do banco no incentivo a iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável.


Download: arquivo anexo

ID desta notícia: 641bd3bd61a11fde32528d61